quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conceitos a serem trabalhados: 1. Sociedade 2.Instituição Social 3. Família

SOCIEDADE


Definição do Aurélio: 1. Agrupamento de seres que vivem em estado gregário. 2. Grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns; comunidade. 3. Grupo de pessoas que, submetidas a um regulamento, exercem atividades comuns ou defendem interesses comuns; grêmio, associação, agremiação. 4. Meio humano em que o indivíduo está integrado. 5. Contrato pelo qual pessoas se obrigam a reunir esforços ou recursos para a consecução dum fim comum.
Definição 2. Segundo o Sociólogo Pérsio Santos de Oliveira, sociedade é a “Coletividade organizada e estável de pessoas que ocupam um mesmo território, falam a mesma língua, compartilham a mesma cultura, são geridas por instituições políticas e sociais aceitas de forma consensual e desenvolvem atividades produtivas e culturais voltadas para a manutenção da estrutura que sustenta o todo social. A sociedade apresenta-se geralmente dividida em classes sociais ou em camadas sociais nem sempre harmônicas. Entretanto, mesmo quando há oposição e conflito entre essas classes ou camadas, verifica-se também complementaridade entre elas, e é essa complementaridade que mantém de pé a sociedade como um todo.”

INSTITUIÇÃO SOCIAL
Definição  (Cristina Costa, Dr em Ciências Sociais pela FFLCH-USP)
O comportamento humano tem por característica a padronização, isto é, sempre que um agente social obtém aquilo que deseja, tende a repetir o comportamento adotado em novas situações, assim como tende a ser imitado pelos que o cercam. A gratificação ou a punição decorrente das diversas ações leva à padronização e à formação de usos e costumes, e à cristalização das formas de comportamento social, ou à sua institucionalização.
As instituições sociais são entidades que congregam várias dessas formas de comportamento estabelecidas, organizando-as de forma recíproca, hierárquica e com um objetivo comum.
A família, a igreja, o exército e a burocracia do Estado são as mais antigas e fortes instituições sociais, dentre as quais a família se destaca por seu caráter universal. As instituições econômicas – em especial a propriedade – são de fundamental importância no capitalismo e responsável em grande parte pela estrutura de classes existente.
... apesar de sua função de manutenção da sociedade, de manifestação direta da estrutura social, as instituições são passíveis de mudança e transformação. Exemplo disso é o que vem ocorrendo com a família nas últimas décadas.
FAMÍLIA
Definição 1 (Aurélio)
1. Pessoas aparentadas que vivem, geralmente na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos. 2. Pessoas do mesmo sangue. 3. Origem, ascendência... Família elementar ou família nuclear. A que é constituída pelo casal e seus filhos.
Definição 2 (Pérsio Santos de Oliveira)
Primeiro grupo social a que pertencemos; é uma instituição social constituída pelo conjunto de pessoas unidas por vínculos de parentesco e consangüinidade.
Definição 3 (John Scotson, Introdução à Sociedade, Zahar editores, 1976)
Não há melhor forma de estudar a interação dos grupos humanos do que através da análise das funções da família. A maior parte das pessoas cresceu em alguma forma de estrutura familiar e aprendeu a se ajustar às demandas feitas pelos pais, irmãos e irmãs, avós e tios e tias.
A família não é só a primeira forma de vida em grupo que a maioria das pessoas experimenta, ela também serve de mediadora entre o indivíduo e a sociedade, ajudando-o a ocupar seu lugar no mundo maior (...) Em toda sociedade, o parentesco foi, em algum momento, a unidade-chave da organização social, mantendo sua influência na economia, na vida política, na religião e até mesmo na guerra.
A palavra família é tão comumente usada que se torna necessário utiliza-la com precisão ao estudar a sociedade. Para nos ajudar a definir mais claramente o significado do termo família, os sociólogos geralmente concordam em usar as seguintes definições:
·          Família nuclear = uma unidade composta por um marido, uma esposa e seus filhos.
·          Família consangüínea = a família de parentes pelo sangue.
·          Parentesco = o padrão de relações resultantes do desenvolvimento das famílias nuclear e consangüíneas.
·          Monogamia = casamento de um homem com uma mulher.
·          Poligamia = casamento com mais de duas pessoas.
·          Família patriarcal = o pai como figura dominante.
·          Família matriarcal = a mãe como figura dominante.
O que ela faz ?
1-       Ela regula o comportamento sexual através do sistema de relacionamentos.
2-       Provê uma estrutura reconhecida para a educação das crianças.
3-       Desenvolve um padrão de sistemas de parentesco.
Aspectos da estrutura social que se inter-relacionam com a vida familiar:
1-       As crenças e valores de uma sociedade.
2-       A influência do sistema educacional.
3-       O ambiente físico e econômico.
4-       A influência da estrutura de classes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário